Viagem internacional exige planejamento. É preciso guardar dinheiro, procurar hotéis, passagens aéreas e ainda providenciar o visto de entrada exigido para entrar alguns países. Alguns lugares aboliram a autorização prévia para os turistas brasileiros e se transformaram em ótimas opções para férias.
Nos últimos anos, o Brasil assinou acordos bilaterais e facilitou a entrada dos viajantes em diversos países. Mesmo assim, algumas exigências precisam ser cumpridas. A agência de viagens ViajaNet levantou uma lista de destinos e principais documentos pedidos para uma viagem sem visto. Confira:
Conheça seis lugares para viajar sem visto:
França: um dos lugares mais visitados do mundo e com atrações como a Torre Eiffel, o país europeu exige dos brasileiros um passaporte válido, reserva em hotel, passagem de ida e volta e um seguro-viagem de 30 mil euros.
Peru: a herança inca de Machu Picchu chama a atenção dos turistas. Ir para lá é simples e nem precisa do passaporte – basta um RG em bom estado e com foto recente. A única exigência é que o passageiro tome a vacina contra a febre amarela.
África do Sul: Cape Town recebe muitas pessoas por suas belezas naturais e pela Ilha Robben, lugar onde Nelson Mandela ficou preso por 27 anos. O local exige passaporte válido e a imunização contra a febre amarela.
Uruguai: o país sul-americano oferece tranquilidade e qualidade de vida aos turistas. Para conhecer, o brasileiro precisa apenas do RG em bom estado (todos os países do Mercosul liberam a entrada de brasileiros com qualquer documento com foto) ou do passaporte com pelo menos seis meses para o vencimento.
Holanda: o clima de tolerância e o ambiente bucólico conquistam as pessoas na Holanda. Como em muitas nações europeias, o turista precisa de um passaporte válido, seguro-viagem de 30 mil euros, hospedagem e passagem de ida e volta.
Grécia: berço da civilização ocidental, Grécia reuni viajantes que buscam turismo histórico. Dos brasileiros, o país exige passaporte com validade, hospedagem reservada e vacina contra a febre amarela com certificação internacional.