twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

12/02/2014

Consulado dos EUA em Belo Horizonte começará a atender em 2016

O consulado dos Estados Unidos já tem endereço definido em Belo Horizonte. Ele ficará situado na avenida Raja Gabaglia, no bairro Santa Lúcia, informou uma fonte ligada ao governo estadual.

O anúncio oficial será feito na quinta-feira (13), às 16h, quando o governador Antonio Anastasia, o prefeito Marcio Lacerda e a embaixadora norte-americana no país Liliane Ayalde, participarão da assinatura do acordo de locação no local.

Mesmo o prédio do consulado estando localizado em uma das avenidas principais da capital mineira o acesso ao edifício será pela rua Wilson Rocha Lima.

Segundo fontes ligadas ao governo, mesmo o acordo entre as duas partes acontecendo este ano a previsão é que as atividades tenham início só no primeiro trimestre de 2016.

O consulado prestará serviço a mineiros que pretendem tirar o visto temporário e de imigração para os EUA. Além de auxiliar americanos que moram no Estado.

Em abril de 2013, a Secretaria de Estado dos EUA anunciou a instalação de dois novos consulados norte-americanos no Brasil, sendo um na capital mineira e o outro em Porto Alegre.

Em outubro do ano passado, o governador de Minas havia se reunido com a então cônsul dos Estados Unidos no Estado, Merry Miller, e com a atual cônsul, Abigail Dressel . O tema do encontro foi o andamento da instalação do consulado americano na capital.

Segundo a embaixada norte-americana no Brasil, em 2011, os EUA concederam 80 mil vistos para mineiros, nos consulados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Em relação ao ranking de Estados brasileiros, Minas é o terceiro que mais exporta para os país americano e o terceiro que mais importa. Entre 2003 e 2011, houve crescimento de 188,9% do comércio bilateral entre Minas Gerais e Estados Unidos.

Fonte: O Tempo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 5 =

 

Parceiros

Revista Travel 3