Nos próximos dias o Brasil se mobilizará para a mais importante festa nacional: o carnaval.
Muitos turistas e consumidores vão aproveitar este “feriado nacional” para viajar ao destino almejado utilizando o transporte aéreo ou rodoviário. Acreditamos que uma viagem tranqüila requer preparativos com antecedência somados a consciência de seus direitos e deveres como viajante!
Seguem algumas dicas que você, turista consciente, deverá saber antes, durante e depois de sua viagem. Veja algumas dicas para você usufruir seu Carnaval ciente de seus direitos e deveres:
Transporte aéreo
* Seja prudente e consulte os horários dos seus vôos. Chegue com antecedência ao aeroporto.
http://www.infraero.gov.br/voos/index.aspx – Consulta de vôos na Infraero
* Conheça os direitos e deveres dos passageiros aéreos:
http://www2.anac.gov.br/dicasanac
* Seu vôo atrasou, foi cancelado ou você foi vítima de “overbooking” ? Formalize sua reclamação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)
http://www2.anac.gov.br/arus/focus/faleconosco/validarUsuario.asp?FC=E
Transporte rodoviário:
* Rodovia interditada, queda de barreira? Antes de viajar, verifique as condições atuais das rodovias :
– Federais : http://www1.dnit.gov.br/rodovias/condicoes/mg.htm
-Estaduais: http://www.der.mg.gov.br/lista-de-servicos/37-rodovias-com-restricao-de-trafego
* Conheça os direitos e deveres dos passageiros rodoviários:
http://www.antt.gov.br/passageiro/DireitoseObrigacoes/cartilha_direitosedeveres.asp
* Seu ônibus atrasou, cancelou, quebrou do meio da estrada ou foi fornecido em categoria diferente ao contratado?
Formalize sua reclamação junto a ANTT (Agência Nacional de Transporte terrestre)
http://200.252.99.197/WebVastiAntt/Cadastro/Mensagem.aspx
Prestadores de serviços turísticos
O Ministério do Turismo disponibiliza um site específico para você formalizar sua reclamação junto aos prestadores de serviços turísticos (hotéis, agencias de turismo, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, parques temáticos , acampamentos turísticos dentre outros:
http://www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur/Reclamacoes.mtur