twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

27/02/2012

Espera para visto no Brasil caiu drasticamente, dizem EUA

O Departamento de Estado americano informou nesta segunda-feira ter reduzido “drasticamente” os tempos de espera para a obtenção de visto em suas representações diplomáticas no Brasil. Quem solicita um visto no Rio de Janeiro ou em Brasília espera agora “duas semanas ou menos” para ser entrevistado, segundo o departamento. Já em São Paulo, a média caiu para “menos de 30 dias”.

Em meados de janeiro, Washington informou que o tempo de espera para conseguir uma reunião na capital federal era de cerca de seis semanas, e no Rio de Janeiro, de 15 dias. “Ao acrescentar pessoal, aumentar os horários de entrevistas e as instalações, o departamento reduziu drasticamente os tempos de espera que ocorreram na alta temporada do último verão”, informou o órgão, em nota oficial.

Em janeiro, a missão americana no Brasil processou mais de 86 mil solicitações de visto, um aumento de 60% em relação ao mesmo mês em 2011. Ainda de acordo com a pasta, a maioria dos brasileiros recebe vistos que permitem viagens curtas aos EUA ao longo de vários anos.

Nos últimos anos, o Brasil disparou sua demanda de vistos tanto para turismo como para negócios, com 800 mil solicitações em 2011, e os EUA se viram obrigados a reforçar o número de funcionários de seus consulados e agilizar os trâmites no País. O presidente americano, Barack Obama, anunciou em janeiro um plano para agilizar em 40% a capacidade dos consulados americanos de tramitar vistos no Brasil e na China em 2012. Além disso, garantiu que 80% de cidadãos dos dois países que solicitarem vistos de não imigrante sejam entrevistados nas três semanas seguintes ao pedido. Segundo o Departamento de Comércio dos EUA, os brasileiros gastam em média US$ 5 mil em cada viagem ao país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 + 18 =

 

Parceiros

Revista Travel 3