A internet ilimitada e grátis, que deveria estar disponível desde sexta-feira (6) em nove aeroportos brasileiros, apresenta problemas, segundo testes feitos pela reportagem da Folha em três locais.
A rede sem fio é oferecida pela Infraero (estatal responsável pelos aeroportos), que fez um acordo com três operadoras. Em troca de publicidade, elas não cobram pela internet. O acesso é oferecido só nas salas de embarque; é preciso fazer cadastro e inserir o número do cartão de embarque para usar a rede.
Na sala de embarque internacional no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), a reportagem não conseguiu se conectar à rede. Foram procurados funcionários da Infraero no local para orientação, mas eles não souberam explicar o problema. No aeroporto de Brasília, só foi possível usar a internet gratuita por tempo limitado, serviço que já exisWi-Fi grátis em aeroportos apresenta problemastia antes.
A Infraero oferece 15 minutos de navegação para quem está embarcando. Para usar o serviço, é preciso apresentar o cartão de embarque no balcão de informações.
O único aeroporto em que a reportagem conseguiu usar a internet sem problemas foi no Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Foi possível realizar tarefas como assistir a um vídeo no YouTube e mandar uma foto por e-mail. Se você está conectado no laptop, não pode utilizar a mesma conta simultaneamente num celular ou tablet, por exemplo. Ao se desconectar de um equipamento, são necessários 5 minutos para poder usar o wi-fi em outro.
A Infraero disse que o serviço de internet ilimitada nos aeroportos está em teste até a próxima quinta-feira.