twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

17/01/2012

Minas Gerais pode ter consulado dos Estados Unidos ainda neste ano

O projeto de criação de um consulado dos Estados Unidos em Belo Horizonte pode estar mais próximo de sair do papel. Foi divulgada ontem a carta resposta do embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, ao pedido de criação do departamento na capital mineira.

Na carta, Shannon explica que o pedido foi encaminhado ao Departamento de Estado do governo do EUA e que, até a decisão, esforços serão empreendidos para aprimorar os serviços de emissão de vistos em todo o Brasil. Nos próximos meses, deverão chegar ao país outros 57 agentes consulares, para agilizar as filas de espera para emissão de vistos.

O pedido da criação de um consulado em Belo Horizonte foi enviado em dezembro pelo deputado federal Eduardo Azeredo depois de ele ter recolhido a assinatura de 77 deputados, incluindo toda a bancada mineira – os 53 deputados federais, além dos três senadores e do governador de Minas, Antonio Anastasia.

Questionado sobre as expectativas em torno do assunto, Azeredo afirmou que acredita que os resultados ainda possam ser vistos em 2012. “Vamos prosseguir com os esforços. Afinal, pelo processo de reciprocidade, deveríamos contar com mais representações diplomáticas norte-americanas no país”, pontuou Azeredo. “Existem dez consulados brasileiros nos EUA e no Brasil são apenas quatro consulados norte-americanos”, completou.

Em 2010, o deputado entregou pessoalmente o mesmo pedido a atual chefe de Estado norte-americano, Hillary Clinton. O deputado ainda lembrou que os mineiros representam mais da metade da população brasileira nos EUA. “Esse fato já é um forte argumento para que tenhamos aqui um consulado norte-americano que ajudaria, inclusive, na legalização de muitos imigrantes de Minas”.

Atualmente, 43% dos imigrantes mineiros têm os Estados Unidos como destino principal. Além disso, Minas Gerais ocupa o segundo lugar no ranking nacional de estados com maior fluxo migratório do país – 82 mil imigrantes mineiros vivem no exterior. Apesar do intenso intercâmbio entre os países, Minas conta somente com a assessoria da consulesa Mary Muller, que visita quinzenalmente o Estado para assuntos gerais.

A emissão de vistos continua sendo diligência dos quatro consulados do país norte-americano no Brasil, presentes em Brasília, onde funciona a embaixada, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.

Além do dispêndio de tempo para a expedição do visto os mineiros precisam arcar com as despesas do deslocamento para as cidades onde existe o serviço. O publicitário mineiro Frederico Duarte, 27, já se deslocou cinco vezes para Rio de Janeiro e São Paulo para renovar o visto.

Fonte: O Tempo

2 comentários

  • CASSIA MARIA DE SOUZA disse:

    Goataria de conhecer USA, mas acho um absurdo o gasto de tempo para deslocar até alguns estados que tem o consulado americano, trabalho em cartorio e não tenho tempo para ir, acho que BH já é bem grandinha, e necessitamos desse serviço, pois, somos a maioria em turismo para este pais. Obrigada por atender nosso pedido, se possível até abril.

  • adalivia aparecida alves e silva disse:

    meu sonho e conhecer estados unidos quero passear la antes via como sonho muito distante , hoje graças a mudança que estamosvendo MUDANÇA REAL vejo grande possibilidade da realizaçao deste sonho CONHECER USA .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × um =

 

Parceiros

Revista Travel 3