twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

18/10/2013

O que pode mudar no uso de celulares e tablets a bordo dos aviões

Um grupo de trabalho criado pela FAA (Administração Federal de Aviação na sigla em inglês, o equivalente americano à Anac brasileira) propôs flexibilizar o uso de celulares e tablets a bordo dos aviões, segundo reportagem do The New York Times.

O colegiado sugere liberar o uso de celulares e tablets para que os passageiros vejam filmes, ouçam músicas ou joguem videogames em qualquer etapa do voo, desde que o aparelho esteja em modo avião –em que não há transmissão de sinal. Para tal, o conteúdo terá que ser baixado pelo passageiro antes do voo.

Pela proposta, a conexão à internet a partir desses dispositivos continuará proibida quando o avião estiver abaixo de 3.048 metros, ou 10 mil pés. O veto continuará igual para chamadas telefônicas feitas com o celular.

Para conectar-se à internet, os passageiros terão que usar a rede disponível no próprio avião –nos EUA é comum que as companhias aéreas ofereçam wi-fi nos voos, o que (infelizmente) não ocorre no Brasil.

Criado no ano passado para avaliar o impacto do uso de dispositivos eletrônicos a bordo dos aviões, o grupo de trabalho submeteu as conclusões a a Michael P. Huerta, o chefe da FAA, a quem caberá decidir sobre o tema. A reportagem do NYT diz que as regras podem entrar em vigor em 2014.

Se confirmada, a decisão da FAA tende a ser seguida no Brasil –assim como em todo mundo. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) espera pelas conclusões da agência americana.

POR AQUI

Por aqui, a Gol pediu neste ano autorização à Anac para que os passageiros dos seus voos usem o celular imediatamente depois de o avião pousar. Hoje, o uso do celular é proibido nessa fase –o que costuma ser ignorado pelos passageiros. A agência ainda não deu uma resposta definitiva.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 1 =

 

Parceiros

Revista Travel 3