twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

25/07/2012

O que fazer se seus documentos pessoais forem furtados ou perdidos no exterior?

No Viajando Direito sempre recebemos dúvidas a respeito dos procedimentos a serem tomados caso o turista tenha seus documentos pessoais roubados/furtados ou perdidos durante a permanência no exterior.

Seguem algumas dicas:

1. Antes de viajar, faça cópias autenticadas dos seus documentos, como carteira de identidade, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento. Caso necessite tirar um novo passaporte no Brasil, eles serão necessários.

2. É recomendável que você deixe as cópias dos documentos com um parente ou alguém de sua confiança. Em caso de perda ou furto, a pessoa poderá te enviar os papéis por fax ou scaneados por mensagem eletrônica.

3. Durante a viagem, evite colocar seu passaporte em sua bolsa. Deixe-o em local seguro. É recomendável deixá-lo dentro do cofre do hotel e fazer uma cópia autenticada para ficar em sua carteira.

4. Não é aconselhável andar com uma quantia grande de dinheiro na carteira. Guarde todos os objetos de valor e as passagens de volta no cofre, no quarto do hotel.

5. Não se esqueça de anotar e levar com você os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros em seu país de destino. Eles serão úteis em caso de emergência.

6. Tenha o cuidado de anotar os telefones de emergência, do exterior, de seu banco e da operadora de seu cartão de crédito (Visa, Mastercard etc), além do número de seu cartão de crédito. Vale esclarecer que os telefones de contato no Brasil não são os mesmos do exterior. Esta precaução é útil, caso seu cartão seja extraviado ou furtado e você necessite, o mais rápido possível, de cancelá-lo ou de solicitar novo cartão de urgência.

7. Sempre leve com você o nome e o endereço do local em que estiver hospedado, para o caso de se perder na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 + 2 =

 

Parceiros

Revista Travel 3