twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

19/08/2016

Operação fiscaliza balanças de bagagens nos aeroportos de SP e encontram irregularidades

Foto: Joel Silva/Folhapress

Foto: Joel Silva/Folhapress

Nesta semana, uma operação especial de inspeção nos principais aeroportos de São Paulo verificou irregularidades em 2% das balanças de bagagem nos guichês das companhias aéreas. O total foi de apenas 5 das 347 balanças em Congonhas (São Paulo), Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Cumbica), onde foi realizada a fiscalização pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas).

Em Campinas e São Paulo não foram constatados problemas. Apenas em Cumbica, cinco dos 233 equipamentos apresentaram irregularidades.

No geral, os números caíram com relação à ação realizada em 2015, ocasião em que Viracopos apresentou quatro das  50 balanças com problemas.

Em Cumbica, das 114 balanças fiscalizadas, 10 foram autuadas por erro na pesagem. Apenas em Congonhas não havia sido encontrada irregularidade.

O Delegado da Regional Campinas do Ipem-SP, Rogério Nogueira da Silva ressaltou a importância de ações como essa. Mas ele comenta uma importância ainda maior de se ter o controle exato do peso das bagagens na hora de se fazer o check in.

Passageiros devem ficar atentos

A orientação do Ipem é que o passageiro sempre observe, ao chegar no check in, se o visor da balança está zerado antes de posicionar a bagagem e se há o selo de verificação do instrumento com validade até 2016, que atesta que a balança foi verificada.

O passageiro deve medir o peso da bagagem antes de ir ao aeroporto. Se houver disparidade com a balança no check-in, é possível pedir para pesar em uma outra balança. Se ainda assim o passageiro estiver insatisfeito com a pesagem ele pode recorrer a ouvidoria do Ipem para esclarecer dúvidas ou denunciar irregularidades: 0800 013 05 22 ou ouvidoria@ipem.sp.gov.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 + cinco =

 

Parceiros

Revista Travel 3