A aviação é um dos grandes benefícios da sociedade moderna. As práticas comerciais e a crescente necessidade por rapidez e agilidade nos deslocamentos para quaisquer fins não subsistiriam sem o avião. Negócios são fechados, pessoas são conectadas, famílias são aproximadas e muitos outros benefícios surgem a partir do transporte aéreo.
Mas com tantos voos decolando e pousando todos os dias, o dia inteiro, ligando as mais diversas origens a incontáveis destinos ao redor do globo, transportando milhares de passageiros de nacionalidade, língua, propósitos e costumes diferentes, é de se imaginar que imprevistos ocorram. Voos atrasam ou são cancelados. Bagagens sofrem danos ou são extraviadas e não chegam ao seu destino. Passageiros não chegam em tempo de se apresentar para o voo.
Não importa o motivo do imprevisto. O passageiro comprou a passagem aérea com a expectativa de que fosse transportado de forma confortável, rápida e segura, sendo dever da companhia aérea atender a esses anseios. Quando algo de errado acontece, os passageiros têm direitos garantidos que visam amenizar o transtorno causado.
Porém, a maioria dos voos parte e chega no horário e as viagens são rápidas, seguras e agradáveis. E assim sendo, é bom lembrar que o contrato de transporte aéreo é uma via de mão dupla. Passageiro, você não tem só direitos. Tem também obrigações legais e morais.
Beber demais, não dividir o espaço, chutar a poltrona da frente, não tomar conta das crianças, levantar-se antes da hora após o pouso… a lista de comportamentos inadequados de usuários do transporte aéreo é extensa.
Por isso, é sempre bom lembrar que, mais que uma boa manutenção da aeronave e um incansável preparo da tripulação, um voo tranquilo e seguro dependerá da atitude dos passageiros a bordo.
Seguem algumas dicas para fazer com que aqueles comissários sorridentes à porta da aeronave continuem com o mesmo sorriso ao longo de todo o voo:
Não custa lembrar que todas as atitudes da tripulação, sem exceção, são tomadas para trazer conforto, comodidade e, acima de tudo, segurança aos passageiros.
Fonte: Blog Tripulantes