Em dezembro do ano passado o juizado especial do Aeroporto Internacional Tom Jobim atendeu a 726 passageiros e o do Aeroporto Santos Dumont 814, totalizando 1.540 atendimentos. O número de reclamações nos dois aeroportos aumentou em relação a novembro, como era de se esperar devido ao crescimento da demanda no setor de turismo no último mês do ano. No Santos Dumont, em novembro de 2011, foram feitos 649 atendimentos e no Tom Jobim, 449.
Dos passageiros que procuraram o juizado do Tom Jobim, 124 chegaram a um acordo com as companhias aéreas, enquanto 77 preferiram iniciar uma ação. No Santos Dumont, 55 reclamações terminaram em acordo e 74 viraram processo. Ao todo, portanto, foram alcançados 179 acordos e ajuizadas 151 ações.
Um dos atendimentos ocorridos no aeroporto internacional no final do ano passado e solucionado com sucesso pela equipe do juizado foi na madrugada do dia 26 de dezembro, quando duas turistas estrangeiras, vindas da Argentina, chegaram em vôo com atraso de Buenos Aires. Eram duas horas da manhã e foi garantido na origem que elas teriam o traslado para Búzios, o que não ocorreu. Uma delas estava grávida de oito meses. Quando houve a negativa do traslado, a passageira ficou muito nervosa e começou a passar mal. A equipe do juizado, então, entrou em contato com a empresa Gol, responsável pelo vôo, e após negociação, foi fornecido táxi para a referida cidade, o que é muito raro acontecer, pois as empresas aéreas costumam fornecer táxi somente para a região metropolitana do Rio de Janeiro.
Fonte: TJRJ