twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

29/10/2013

Seguro viagem: é importante contratar?

Artigo da advogada Luciana Atheniense publicado no caderno Turismo do jornal Estado de Minas em 29/10/2013

Muitos brasileiros já preparam a viagem do final do ano, entretanto poucos se lembram da importância de contratar um seguro de viagem ou “assistência viagem”.

Esses serviços, de forma preventiva, buscam fornecer segurança aos viajantes, sobretudo nas situações inesperadas ou emergenciais no exterior, tais como roubos, extravios, despesas médicas ou casos piores, como um acidente fatal, que pode gerar custos altíssimos de traslado.

Há países que, em virtude de exigência de tratados internacionais, obrigam o visitante a contratar seguro. Em muitos países da Europa, por exemplo, é obrigatório contratar seguro-saúde com cobertura mínima de € 30 mil.

Seguem algumas dicas para contratação deste serviço:

– Pesquise e leia com atenção os itens incluídos na apólice do seguro, pois eles podem variar muito. A apólice pode abranger, não somente doenças, medicamentos e morte, como também extravio de bagagem. Portanto defina qual a cobertura que mais atende a suas necessidades e peça que ela seja estipulada claramente no contrato, assim como: período e no que consiste a cobertura; valor da indenização; cláusulas de exclusão de cobertura ou de cancelamento; cobertura a terceiros, se houver; identificação das partes envolvidas etc.

– Caso opte pelo seguro vinculado ao cartão de crédito, não esqueça de solicitar à operadora do cartão a apólice do seguro oferecido e, caso a cobertura não seja considerada suficiente, é recomendável contratar outro plano separadamente.

– Antes de viajar, guarde em local de fácil acesso telefones de contato da empresa contratada.

– Caso pretenda praticar atividades como balonismo, esqui, jet-ski ou turismo de aventura, contrate um serviço específico para essa finalidade. Vale lembrar que, quanto mais o contratante se expuser a riscos, mais alto será o preço do seguro.

– É aconselhável contratar empresas que disponibilizam atendimento em português, o que facilita o socorro em casos de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 − 7 =

 

Parceiros

Revista Travel 3