twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

02/03/2016

Seu voo tem conexão? Siga estas dicas e boa viagem

7d458b55-14b6-44b8-82e3-4d5cf4a5a462Você está indo feliz e sorridente para outro país e o seu voo tem conexão antes de chegar ao destino final e então você precisa sair do seu avião, em um aeroporto intermediário e ir para outro avião para continuar seu trajeto.

Muita gente se enrola em conexões, várias vezes chegam a perder o voo de sequência e aí a coisa se complica e muito, afinal suas malas já seguiram viagem automaticamente.

É bom se informar, preste atenção nas dicas abaixo e viaje tranquilo.

1 – Procure obter um mapa básico do aeroporto. Estes mapas são preciosos para identificar onde estão os portões de chegada e saída, o caminho que você deve seguir para ir de um portão ao outro.

Se ficar inseguro, utilize a internet e busque estes mapas com antecedência. Aeroportos como do Panamá, que é o hub das américas e costuma estar sempre lotado ou o charles de Gaulle em Paris, que é gigantesco, costumam complicar as conexões. Um bom repositório de mapas é o site Oneworld.

Ainda no primeiro trecho do voo, dê uma vasculhada nas revistas no bolso do assento. É comum elas terem mapas dos aeroportos onde a companhia aérea atua.

2 – Preste muita atenção em quanto tempo você tem para fazer o trajeto até o portão do voo de conexão. Não vacile e nem se deslumbre no trajeto, dê preferência à conexão. Muitas vezes a imigração se dá no solo de conexão e aí você estará sujeito à filas e outros percalços.

3 – Fique atento às instruções durante o taxiamento do seu avião 1 até o portão de desembarque. As frequentes mudanças de portões devido à reposicionamentos da aeronave podem te fazer ter que se informar e não confiar cegamente no seu cartão de embarque. Os avisos à passageiros em conexão são obrigatórios e você precisará deles.

4 – Confira sua bagagem de mão e tire-a do avião com você. As equipes da companhia aérea que você contratou irão transferir sua bagagem despachada de um avião para outro; você geralmente não precisa retira-la na esteira de bagagens no aeroporto de conexão. A única situação na qual você precisará retirar seus itens na esteira será quando você estiver em voo internacional e tiver chegado ao seu país de destino, mas possuir outro voo de conexão.

5 – Aproveite e certifique-se que seu cartão de embarque para o seu voo de conexão está com você.

6 – Depois que deixar o avião, você poderá pedir a um agente de portão para que lhe oriente sobre seu voo. Muitas vezes, os agentes de portão ficam em pé logo após o portão de saída, como quando você entra no aeroporto. Se não houver nenhum agente de portão presente, cheque os painéis de voos para informações sobre o portão referente ao seu voo.

7 – Se o tempo para efetuar por algum motivo, for muito curto entre seus voos de conexão, contate a companhia aérea. É responsabilidade deles garantir a sua chegada ao seu destino final. Se você perder a conexão, eles devem te colocar em um voo mais tarde, no mesmo dia, se não for possível ou houver transtornos, questione, não hesite em solicitar uma compensação, assim como uma estadia em algum hotel.

8 – Parece retórico, mas se seu tempo até o voo de conexão é curto, corra, porém sem desespero, esteja atento ao que deve ser feito.

9 – Se ao contrário, você possui tempo de sobra, é possível dar uma volta pelo aeroporto e em algumas conexões ridiculamente longas, até conhecer um pouco da cidade – desde que você tenha planejado muito bem antes. É tempo também para se alimentar melhor do que no avião, procurar um toalete mais espaçoso e recarregar baterias – suas e de seus dispositivos.

10 – Por conta de atrasos, pode acontecer de seu voo de conexão partir antes do seu primeiro voo aterrissar, solicite uma compensação à companhia aérea. Eles lhe darão um vale refeições, além de lhe incluí-lo em um próximo voo. Se ficar pra outro dia, a companhia deverá lhe oferecer um Hotel, porém apenas se a perda do seu voo for de responsabilidade da companhia aérea e não sua.

11 – Correr em disparada dentro de aeroportos pode ser visto de forma negativa pelos seguranças do local, sobretudo em outros países. Não queira ser um piloto de carrinhos de bagagem em alta velocidade, pode lhe causar problemas

Fonte: Aeroporto de Guarulhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte + doze =

 

Parceiros

Revista Travel 3