twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

27/03/2012

Vai viajar pela primeira vez para o exterior? veja algumas dicas importantes para que tudo dê certo

Recebemos frequentemente várias perguntas de leitores que estão viajando pela primeira vez ao exterior. Nos últimos anos, dados estatísticos demonstram um aumento gradativo de brasileiros que estão tendo a oportunidade de poder usufruir sua primeira viagem internacional. Cerca de um terço dos brasileiros planeja para fazer uma viagem internacional neste ano, segundo pesquisa realizada pela consultoria Triad PS.

Esta constatação é comemorada por todos nós. Entretanto, é sempre oportuno salientar alguns cuidados que todos os turistas devem ter ao viajar para o exterior, independe de ser de “primeira viagem” com objetivo de evitar, dentro do possível, inesperados atropelos.

Documentos

* Certifique-se de que o passaporte e os vistos necessários encontram-se válidos. Faça uma fotocópia de ambos e guarde-as separadamente dos originais. Isto facilitará a obtenção de novos documentos, caso venha a perdê-los.

* Preencha a última página do passaporte informando quem deve ser avisado em caso de alguma emergência.

* Tenha em mãos os endereços e os telefones das representações diplomáticas do Brasil mais próximas do seu destino. Isto pode ser importante, caso venha a ter problemas médicos ou jurídicos.

* Procure saber e respeite as leis, costumes e tradições culturais dos lugares para onde for viajar. Lembre-se de que quando estiver em outro país você estará submetido às leis locais.

Aluguel de carro

* Se for viajar de carro no exterior, antes da partida informe-se sobre a necessidade de carteira internacional de habilitação e sobre as leis de trânsito locais junto à representação diplomática do país de destino.

* Não ande por áreas desabitadas ou que são evitadas pela população local.

Dinheiro

* Evite carregar notas de valores altos

* Leve um ou mais cartões de crédito internacionais

* Traveller’s checks são seguros e bem aceitos, mas para trocar é necessária a apresentação do passaporte ou cópia.

* Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar

* Troque pequenas quantias no aeroporto para despesas de táxi, gorjetas e só depois procure taxas de câmbio melhores

Saúde

* Leve os próprios medicamentos, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior.

* Faça um seguro saúde. É sua garantia em casos de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 14 =

 

Parceiros

Revista Travel 3