twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

15/05/2019

Você conhece o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante de Belo Horizonte?

Por Luciana Atheniense

É comum o turista programar, com antecedência, sua viagem apenas em relação aos serviços de transporte, hospedagem e atrativos turísticos que deseja usufruir no destino contratado. Entretanto, nem sempre tem a cautela de pesquisar, no local que deseja visitar, quais as vacinas devem ser tomadas antes de realizar a viagem desejada.

Com o intuito de facilitar essas informações, desde 2012, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte inaugurou o “Serviço de Atenção à Saúde do Viajante”, com o objetivo de atender às pessoas que buscam informações sobre a saúde referente aos lugares que pretendem visitar, sobre os pacientes que de lá retornam e mesmo sobre turistas do exterior em trânsito no nosso país, assim como profissionais de saúde.

Nesse setor, o cidadão também consegue obter a emissão do Cartão Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), que é um documento que comprova a vacinação contra febre amarela, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. A lista com os países que exigem o Certificado está disponível na internet, no sítio da Organização Mundial de Saúde (http://www.who.int/ith/en/).

Caso o viajante necessite de atualização vacinal, no referido setor são aplicadas todas as vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações para o indivíduo adulto. Lembre-se de que a vacina contra febre amarela deve ser tomada com, no mínimo, dez dias de antecedência da viagem.

O atendimento do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante é feito exclusivamente por agendamento. O horário deve ser marcado pelos telefones (31) 3246-5026 e (31) 3277-5300. A agenda de atendimentos é aberta a cada semana.

Para a emissão do CIVP, o interessado deve realizar um pré-cadastro no endereço https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/index.asp?Cadastro=Cadastro (não é obrigatório, mas agilizará o atendimento), levar, no dia agendado, um comprovante de viagem (passagem aérea, por exemplo), o cartão de vacinação e um documento de identidade original com foto para a retirada do certificado.

Segundo informações divulgadas em seu site, desde 29 de janeiro de 2019, já é permitido requerer o CIVP online, sem necessidade de comparecimento às unidades que emitem esse documento. Neste caso, o viajante deverá fazer dois cadastros. O primeiro é o mesmo referido no link acima. No segundo, o requerente deverá seguir os passos descritos no site www.servicos.gov.br, inclusive anexando seu cartão de vacinação digitalizado, e, após cerca de cinco dias úteis, receberá o resultado via email, que poderá ser deferido ou indeferido.

Vale lembrar que o “Serviço de Atenção à Saúde do Viajante” ainda disponibiliza teste rápido para malária, a fim de se obter diagnóstico precoce da doença em viajantes que retornam de áreas de risco.

Mais informações, acesse https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/informacoes/atencao-a-saude/saude-do-viajante

Endereço: Rua Paraíba, n.º 890, Savassi, Belo Horizonte/MG. E-mail: saude.viajante@pbh.gov.brContatos: (31) 3246-5026 e (31) 3277-5300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 2 =

 

Parceiros

Revista Travel 3