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Notícias

21/05/2018

Latam e Gol lideram ranking de reclamações de passageiros no primeiro trimestre deste ano

Mais de 5 mil queixas de passageiros contra empresas aéreas nacionais e estrangeiras foram registradas nos três primeiros meses deste ano, de acordo com um relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). As reclamações foram recebidas pelo portal Consumidor.gov.br, e apontam a Latam e a Gol como as líderes no ranking de reclamações.

Segundo a ANAC, as duas companhias tiveram 3.764 queixas (64,9%), principalmente contra preços e regras dos contratos praticados dentro do que permite a legislação (16,12%), bagagem (13,65%), execução do voo (13,10%) e reembolso (8,91%). Azul e Avianca completam o ranking de reclamações dos passageiros, com 17,8% e 15,5% respectivamente.

Internacionais 

Já entre as companhias estrangeiras que atuam no Brasil, a TAP Air Portugal recebeu 50 reclamações de passageiros no primeiro trimestre deste ano, seguida pela Lufthansacom 24. Também foram alvos de queixas as empresas Aeromexico, Swiss, Air France e KLM.

Só no ano passado a ANAC recebeu 12,3 mil reclamações de passageiros contra companhias aéreas, também tendo a Latam como a mais citada (5,479 mil).

Boas notas

O boletim da ANAC traz ainda os índices de solução e de satisfação das reclamações. No primeiro trimestre do ano, o índice entre as companhias aéreas brasileiras foi de 70,5%, sendo a Azul a melhor avaliada pelos passageiros (74,1% de resolutividade). Entre as estrangeiras a média foi de 48%, com destaque para a KLM que apresentou melhor índice de solução de reclamações (66,7%).

O prazo médio de retorno das reclamações foi de seis dias, no caso das companhias brasileiras, e 4 dias no caso das empresas estrangeiras. Ressalta-se que as empresas cadastradas na plataforma têm até 10 dias para responder os questionamentos dos consumidores.

Outro lado

As quatro companhias nacionais afirmaram por meio de nota que estão empenhadas em prestar o melhor serviço aos clientes de acordo com a legislação vigente, principalmente nos canais de atendimento pela internet e telefônicos.

Fonte: Gazeta do Povo

 

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