A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, solicitou às companhias aéreas que não cancelem as milhas acumuladas por passageiros enquanto durar a instabilidade provocada pela pandemia de Covid-19.
Além do pedido de não cancelamento, o órgão também recomendou que milhas já vencidas sejam reativadas. Essa é uma reclamação de diversos consumidores, de que as milhas têm expirado, mesmo no período em que os passageiros não podem usá-las, por causa da pandemia.
O comunicado foi realizado pela Senacon por meio de Nota Técnica emitida pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), direcionada à Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) e às principais empresas do segmento (Smiles, Latam Pass, Tudo Azul e Livelo).
A recomendação envolve três medidas:
– A prorrogação do prazo de vencimento dos pontos que expirariam nos próximos meses;
– O estorno dos pontos, sem penalização, das passagens adquiridas (e canceladas) com milhas a expirar;e
– O uso do site consumidor.gov.br como canal de negociação entre as empresas e os consumidores.
Siga o VIAJANDO DIREITO nas redes sociais e fique atento às nossas próximas publicações!