twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Artigos

21/06/2013

Os achados e perdidos da Infraero funcionam?

A necessidade de se apresentar com antecedência no aeroporto para o embarque e realizar os demais procedimentos impostos pelas empresas aéreas pode acarretar na perda de alguns objetos pessoais dos passageiros mais afoitos ou desatentos. A Infraero, responsável pela administração de 66 aeroportos nacionais, implantou, desde 1992, o setor Achados e Perdidos, no qual é possível reaver os pertences.

Segundo levantamento da própria Infraero, os equipamentos de raios-X, as salas de embarque e os sanitários são os locais em que mais se encontram objetos perdidos ou esquecidos pelos passageiros. Os campeões de abandono são documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, habilitação, passaporte, cartões de bancos), seguidos de peças de roupas como blusas e jaquetas, brinquedos, livros, celulares, câmeras digitais e bolsas femininas.

Quando um objeto é encontrado e entregue no Balcão de Informações da Infraero, tem todas as suas características cadastradas por meio de um sistema informatizado. Se o funcionário responsável identificar alguma informação que possa levar ao dono do objeto, é realizado o contato, e o proprietário deve fazer uma descrição correta do material a ser devolvido.

Outra situação não menos comum é o próprio dono entrar em contato com o Info-Infraero, nome dado ao balcão de informações do órgão, para a busca de pertences. A retirada do objeto deve ser feita pessoalmente ou, no caso de um terceiro, este deverá apresentar uma autorização específica com os seus dados e os dados do reclamante, para poder fazer a retirada do objeto.

Se você é um desses passageiros, anote os contatos da Infraero de alguns dos principais aeroportos do Brasil:

Aeroporto de Confins (Belo Horizonte)

O setor Achados e Perdidos está localizado no mezanino do aeroporto. O passageiro deve informar claramente e descrever que tipo de pertence foi esquecido ou perdido. Quem quiser pode fazer contato pelos telefones: (31) 3689-2089 ou 3689-2039.

Aeroporto da Pampulha (Belo Horizonte)

O setor Achados e Perdidos também está no mezanino do aeroporto. A diferença é que, no aeroporto da Pampulha, uma lista de objetos encontrados nos últimos 30 dias é publicada e fica anexada no saguão do aeroporto. O telefone da Infraero nesse aeroporto é: (31) 3490-2121.

Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo)

O setor Achados e Perdidos está localizado no corredor de interligação do piso de embarque. O telefone é: (11) 2445-3786.

Achados e Perdidos do Aeroporto de Congonhas: (São Paulo) – (11) 5090-9013

Balcão de Informações do Aeroporto do Galeão: (Rio de Janeiro) – (21) 3398-4526/2288

Telefone geral do Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) – (21) 3814-7070

Achados e Perdidos do Aeroporto de Brasília (DF): – (61) 3214-6585

1 comentário

  • vilma moreira da silva disse:

    esqueci uma mochila no sss/salvador no dia 31/01/2018.
    onde posso recorrer para localizá-lo?o telefone para contato de achados e perdidos não funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

 

Parceiros

Revista Travel 3