Com o objetivo de oferecer ao mercado hoteleiro e de turismo um amplo programa de informação e orientação visando à eliminação de barreiras arquitetônicas e de comunicação nas edificações destinadas a hospedagem, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH/SP) – em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), lançaram o “Selo de Acessibilidade e Inclusão Social”, acompanhado por um programa contínuo de sensibilização e capacitação sobre as necessidades de funcionários e clientes com características físicas e sensoriais especiais.
O selo é uma certificação para hotéis que seguirem as regras de atendimento a pessoas com algum tipo de deficiência, como rampas e banheiros adaptados, por exemplo. Empresários e funcionários da rede hoteleira também vão receber uma cartilha com orientações para atender hóspedes com necessidades especiais.
O programa compreende diversas etapas e todas devem ser rigorosamente cumpridas para que o empreendimento receba o selo. Primeiramente, serão realizadas pesquisas junto aos meios de hospedagem, para a geração de um banco de dados que reunirá as informações básicas. Será também produzido e distribuído um guia de adequação física e operacional dos empreendimentos de acordo com as normas da ABNT.
Junto a isto, serão lançados materiais e campanhas para a conscientização tanto de hóspedes quanto de colaboradores, assim como palestras, cursos e treinamentos para associados da ABIH-SP, em parceria com a ABNT.
A última etapa do programa prevê vistorias in loco para avaliar as adaptações realizadas na parte estrutural dos empreendimentos. Os colaboradores também serão avaliados com a finalidade de que eles tenham sido devidamente treinados para receber hóspedes portadores de necessidade especiais.
A vistoria resultará num relatório que decidirá se o hotel atende ou não aos requisitos para receber a chancela.