Uma Pesquisa de Tendências da SITA Passenger IT 2015, realizado em oito aeroportos brasileiros, que juntos administram 62% de todo o tráfego de passageiros do país, relata que os passageiros usam cada vez mais tecnologias para voar. O estudo diz que quando se trata de check-in para voos, 80% usuários são favoráveis ao web check-in e 76% nos quiosques de auto-atendimento. Isso se comparado a apenas 65% sendo positivos sobre o check-in em balcão.
No momento, mais da metade dos passageiros pesquisados usam check-in em balcão. O número é maior do que a média global de 43%. Porém, o estudo mostra que a tendência tecnológica aumenta. Durante a pesquisa, quando perguntado sobre qual tecnologia eles usariam para seu próximo voo, o check-in personalizado só foi escolhido por apenas 28%, com um forte movimento para o uso de computadores pessoais (35%) e dispositivos móveis (24%).
O diretor de Vendas Sênior SITA, Brasil, Elbson Quadros, disse: “O aumento do número de passageiros que usam a tecnologia na experiência de voos coloca uma pressão sobre os serviços nos aeroportos brasileiros. É encorajador ver que os passageiros estão felizes em usar self-service e de fato, gostariam de mais. As companhias aéreas e os aeroportos podem ter certeza de que o foco em tecnologia de auto-serviço, especialmente serviços móveis fará o passageiro mais feliz. ”
Embora quase três quartos dos passageiros brasileiros (72%) sintam-se felizes em toda a experiência de viagem, esta porcentagem é a mais baixa do que a média global (80%). A SITA sugere que ela demonstra o desejo dos passageiros para os novos serviços que tiram partido das tecnologias móveis e de web.
Desejos dos brasileiros – Alguns novos serviços têm verdadeiro apelo no Brasil: 83% dos passageiros definitivamente querem utilizar atualizações de voo em seus celulares, enquanto 72% querem atualizações sobre a sua situação da bagagem nos aeroportos. A pesquisa também mostra que os passageiros brasileiros são os que mais fazem o check-in de malas nos aeroportos. No país, novamente, eles têm um desejo de usar self-service. Atualmente 17% dos passageiros utilizam serviços “self bag drop”. Esse serviço deverá crescer para 35% durante o próximo ano.
Fonte: Mercado e Eventos