twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

07/02/2012

Como utilizar suas milhas de forma correta para garantir passagens aéreas “de graça”

Muitos consumidores mudaram hábitos de consumo com intuito de adquirir e acumular milhagens aéreas a serem convertidas em passagens. Sabemos que este interessante “marketing” divulgado pelas companhias omite que estas milhas “de graça” já foram quitadas pelo próprio passageiro ao adquirir determinado produto e serviço.

O conceituado Instituto de Defesa doConsumidor (IDEC) divulgou algumas dicas, para que aqueles consumidores, que almejam adquirir milhas, possam revertê-las em passagens aéreas:

– É necessário, primeiro, entender os programas que são baseados na fidelização entre o clientee a companhia aérea. Para acumular as milhagens, o passageiro precisa realizar a compra de passagens aéreas ou serviços oferecidos pela companhia. Há ainda programas de empresas em que o consumidor acumula pontos pelo uso do cartão decrédito e outros serviços, como hospedagem em hotéis ou compras em lojas virtuais.

– Após acumular uma determinada quantidade de pontos, cada empresa tem um limite mínimo para que as milhas comecem a ser utilizadas e o consumidor possa resgatar o seu benefício. Essas milhas podem ser utilizadas para cobrir o valor integral ou parcial do bilhete.

– É muito importante ler, com cautela, o contrato de adesão antes de ingressar no programa. Fique atento, principalmente, às condições para utilização das milhas; se podem ser usadas para viagens em feriados ou finais de semana, assim como sua validade.

– Concentre todos os seus pontos em um único programa de uma única companhia. Neste caso fica mais fácil o controle das milhas, assim como se consome um espaço de tempo menor para alcançar a quantidade de pontos necessária ao resgate dos benefícios.

– Filie-se em programas de empresas que trabalhem com os destinos que você gostaria de viajar.

– Confira, com frequência, o extrato das milhas, a fim de verificar quando elas expirarão; até quando podem ser utilizadas. Esta conferência também ajuda o consumidor a verificar se as milhas foram creditadas ou descontadas corretamente.

– Marque com antecedência a viagem e prefira utilizar as milhas em trajetos mais longos que são, na maioria das vezes, mais caros. Busque também emitir as passagens com antecedência e checar se o uso das milhas é permitido no destino desejado.

Mais informações acesse: http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/viaje-mais-pagando-menos-idec-ensina-como-utilizar-melhor-o-seu-programa-de-milhas

2 comentários

  • ALCIMAR CARVALHO DOS SANTOS disse:

    Faço uso de cartão de crédito a alguns anos para compras. tenho direito a acumular pontos (milhagem) para ser usado na compra de passagens aéreas? Como posso saber se tenho pontos e a quantidade? tenho dois cartões um VISA e outro Master Card.

    • viajandodireito disse:

      Prezado Alcimar,
      Obrigada pelo contato.
      A maioria dos cartões de crédito hoje possui programa de pontuação para troca de milhagens.
      Sugiro que procure seu banco para que possam lhe esclarecer melhor, pois cada banco possui regras específicas sobre milhas aéreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 3 =

 

Parceiros

Revista Travel 3