O consulado dos Estados Unidos já tem endereço definido em Belo Horizonte. Ele ficará situado na avenida Raja Gabaglia, no bairro Santa Lúcia, informou uma fonte ligada ao governo estadual.
O anúncio oficial será feito na quinta-feira (13), às 16h, quando o governador Antonio Anastasia, o prefeito Marcio Lacerda e a embaixadora norte-americana no país Liliane Ayalde, participarão da assinatura do acordo de locação no local.
Mesmo o prédio do consulado estando localizado em uma das avenidas principais da capital mineira o acesso ao edifício será pela rua Wilson Rocha Lima.
Segundo fontes ligadas ao governo, mesmo o acordo entre as duas partes acontecendo este ano a previsão é que as atividades tenham início só no primeiro trimestre de 2016.
O consulado prestará serviço a mineiros que pretendem tirar o visto temporário e de imigração para os EUA. Além de auxiliar americanos que moram no Estado.
Em abril de 2013, a Secretaria de Estado dos EUA anunciou a instalação de dois novos consulados norte-americanos no Brasil, sendo um na capital mineira e o outro em Porto Alegre.
Em outubro do ano passado, o governador de Minas havia se reunido com a então cônsul dos Estados Unidos no Estado, Merry Miller, e com a atual cônsul, Abigail Dressel . O tema do encontro foi o andamento da instalação do consulado americano na capital.
Segundo a embaixada norte-americana no Brasil, em 2011, os EUA concederam 80 mil vistos para mineiros, nos consulados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Em relação ao ranking de Estados brasileiros, Minas é o terceiro que mais exporta para os país americano e o terceiro que mais importa. Entre 2003 e 2011, houve crescimento de 188,9% do comércio bilateral entre Minas Gerais e Estados Unidos.
Fonte: O Tempo