twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

05/06/2018

Dicas para passar mais rápido pelo controle de segurança do aeroporto

Todo mundo está cansado de saber que um rígido controle de segurança nos aeroportos é vital para que possamos voar sem medo nos dias de hoje.

Mas verdade seja dita… como é irritante perder um tempão naquelas longas filas! Poucas coisas me tiram tanto o humor como isso.

Claro que alguns aeroportos são mais eficientes do que outros neste quesito. Vale lembrar também que alguns são bem mais movimentados do que outros, fazendo com que as filas sejam ainda maiores.

1. Vista-se de maneira adequada

Para economizar tempo na fila, evite usar roupas com detalhes metálicos, cintos e outros objetos que façam com que você precise tirá-los antes de passar no detector de metais. Roupas em algodão e poucos casacos e adereços, como óculos, bonés, chapéus, cachecóis e afins são os mais indicados. Mesmo porque quanto mais tralha você carregar, além de preder mais tempo para recolher tudo, maior a chance de você esquecer algo pelo caminho.

2. Mantenha sua mala de mão orgaizada

Quer coisa pior do que aquelas malas que o pessoal abre antes de colocar no aparelho de raio-x e começa a pular tranqueira pra tudo o que é lado? Além de dificultar o trabalho de quem irá inspecionar a bagagem e atrapalhar o resto da fila, assim como falei acima, a chance de deixar coisas pelo caminho aumenta. Fora que com uma mala bagunçada sempre há a chance de ter alguma coisa lá dentro que não lembramos e ela ser proibida, como tesourinhas, isqueiros, líquidos e afins.

3. Separe os líquidos/géis em casa

A esta altura do campeonato todo mundo já sabe (ou deveria saber) que líquidos e géis com mais de 100 ml não são permitidos em aviões e que estes itens devem estar em um saquinho separado para passar no raio-x. Então que tal economizar tempo na fila e já fazer isso em casa, enquanto você arruma as malas? Mais prático e inteligente, não?

4. Saiba as regras

Como eu disse acima, todo mundo já deveria saber da regrinha dos líquidos, mas nem todo mundo sabe. Para evitar demoras ou ter de deixar coisas no aeroporto porque elas não podem embarcar, verifique as regras do que pode e não pode antes de sair de casa. Se você tiver dúvida, dê uma olhada neste site da ANAC, que pode te ajudar a esclarecê-las ou, em último caso, pergunte para o funcionário da empresa aérea no momento do check-in, assim ainda dá tempo de você colocar alguma coisa na bagagem a ser despachada.

5. Despache o que puder

Quando o voo e a viagem são curtos tudo bem voar só com uma mala de mão e colocar tudo o que você precisa dentro dela. Mas se este não é o caso, tente despachar tudo o que puder para evitar perder muito tempo no controle de raio-x. É meio óbvio, mas quanto menos coisa para inspecionar, menos tempo você vai perder. Use a mala de mão apenas para os itens que você vai precisar durante o voo, medicamentos e uma muda de roupa para eventualidades.

6. Monitore o tamanho da fila

Calma, calma. Não estou dizendo para você ficar no aeroporto olhando para a fila e sair correndo quando perceber que ela está menor. Hoje em dia, como acontece com quase tudo, há aplicativos que fazem isso pra você. Além do GateGuru, que dá informações sobre tempo de espera além de outras coisas úteis, como o que há em termos de restaurantes/lojas perto do seu portão de embarque, existe também o MiFlight. Este último é específico para quem quer saber o tempo de espera na área de segurança de aeroportos do mundo todo. Ele funciona mais ou menos como o Waze, com a participação de outros usuários, que atualizam o tempo de espera. Super prático e útil.

7. Seja fiel

Como acontece na hora de fazer o check-in, se você for fiel a uma empresa aérea e tiver um status elevado no programa de milhagem você pode ganhar também privilégios na hora de entrar na fila da segurança. Em Paris, por exemplo, isso é uma mão na roda e o tempo que se economiza é enorme.

8. Fuja da econômica

Claro que esta nem todo mundo pode, infelizmente. Mas se puder, opte por um bilhete que não seja da classe econômica porque, além de mais conforto no avião, você também pode ter direito a uma fila especial para passar na segurança dos aeroportos. Mas não vá comprando passagem mais cara sem conferir antes se terá direito a isso antes, heim?!

9. Esteja preparado

Além de já colocar líquidos e géis num saco plástico separado antes de chegar ao aeroporto, prepare-se para enfrentar o raio-x antes de chegar a ele na fila, por exemplo! Esvazie os bolsos, procure moedas perdidas, guarde o celular numa bolsa ou mala, tire o computador da mala e se estiver de cinto ou outros acessórios já vá juntando todos. Ninguém precisa esperar chegar na esteira do raio-x para começar a fazer o que já sabe antes que tem que ser feito.

10. Tenha paciência

Não tem jeito. Se queremos voar sem medo de atentados e acidentes, precisamos passar por rígidos controles de segurança. Então prepare-se com as dicas acima e encha-se de paciência para enfrentar eventuais filas. Pense no seu destino e relaxe!

Fonte: Veja.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 14 =

 

Parceiros

Revista Travel 3