twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

23/05/2016

O que você precisa saber antes de viajar de avião

Foto: Aluísio Cervelle

Foto: Aluísio Cervelle

Nunca foi tão fácil comprar uma passagem aérea no Brasil. Nos últimos anos, com tarifas em queda e promoções, o número de passageiros saltou de 34 milhões, em 2002, para 103 milhões, no ano passado. Mas ainda são muitas as dúvidas sobre tudo o que envolve viajar de avião. Por que pagamos taxa de embarque? Com quanto tempo de antecedência devemos comprar uma passagem aérea para economizar? Quantos quilos pode ter a bagagem? Preparamos um guia para esclarecer estas e outras curiosidades.

Como economizar na passagem
Em 2001, com a chamada liberdade tarifária, o governo deixou de intervir no preço das passagens aéreas. Como as companhias ficaram livres para estipular os valores, o preço das passagens caiu 40% nos últimos dez anos.

Siga as seguintes dicas para economizar: procure comprar seu bilhete de um a três meses antes da data da viagem. Voar na baixa temporada ou em dias pouco concorridos, como a terça ou a quarta-feira, e no meio de feriados, também é boa opção. Você vai pagar menos se escolher os horários de menor procura: das 10h às 16h e no fim da noite ou na madrugada.

Atenção ao peso da bagagem
Em voos domésticos, é possível levar até 23 quilos de bagagem sem cobrança adicional. Nos internacionais, a franquia chega a duas malas com 32 quilos cada uma. O valor da bagagem é diluído no preço de todas as passagens. Assim, a tarifa fica mais alta e as pessoas que voam sem malas pagam pelas que carregam bagagem.

Como funciona em outros países? Em voos domésticos, cada passageiro pode transportar gratuitamente apenas a bagagem de mão. Nos Estados Unidos, um passageiro da American Airlines paga 25 dólares pela bagagem despachada. Na europeia Ryanair, o preço é de 40 euros (cerca de 150 reais).

O que está por trás do valor da passagem
A companhia aérea paga para o avião pousar, permanecer no aeroporto, fazer conexões e dispor das comunicações e auxílios necessários para voar. Os valores dependem de fatores como distância percorrida, combustível, ICMS e taxas de embarque.

Algumas companhias cobram pelo serviço de bordo. A taxa de embarque é um pagamento pelos serviços e pelo uso das instalações dos aeroportos. Os valores variam de acordo com a cidade e o tipo de voo, doméstico ou internacional.

Parte do valor da passagem vai para o operador do aeroporto, para o Programa Nacional de Auxílio a Aeroportos, para o Fundo Nacional de Aviação Civil e para o Comando da Aeronáutica. E ainda tem os impostos.

O céu é o limite
A máxima altitude dos aviões comerciais varia de 39 000 a 41 000 pés (de 11 000 a 12 500 metros). Existem algumas variáveis que definem em qual altitude a aeronave deve voar, como o peso, a distância entre o ponto de partida e o de chegada, e a direção e intensidade do vento.

No chamado voo de cruzeiro, quando o avião alcança a altitude ideal após a decolagem, a aeronave gasta menos combustível, pois a menor densidade do ar oferece menos resistência. Na camada da atmosfera em que é realizada a maioria dos voos, o ar é mais rarefeito, o que faz com que a resistência ao avanço seja reduzida e o consumo de combustível seja menor.

Um meio de transporte seguro
Medo de voar tem nome: aerofobia. Mas não precisa se assustar quando o avião balança. A turbulência acontece quando há uma diferença de pressão no ar causada por nuvens pesadas e correntes de ar, o que provoca movimentos intensos e faz a aeronave tremer como se estivesse em uma estrada esburacada.

No Brasil, o inverno tem a melhor condição climática para voar. Com uma menor quantidade de nuvens, as turbulências diminuem.
Muitos raios atingem os aviões, mas não precisa se preocupar. Eles atingem a aeronave, percorrem toda a sua extensão e continuam a trajetória para longe.

E a caixa preta, que, na realidade, é laranja, para que serve? Ela é composta por gravadores de dados e de voz que capturam sons e tudo o que é dito na cabine. Dados do voo, como velocidade e movimento dos comandos, também ficam arquivados.

Prepare-se para a aterrissagem
Por que a poltrona deve ficar na posição vertical? Para permitir o espaçamento mínimo entre as fileiras. Em caso de emergência, todos conseguem sair rapidamente.

Por que em algumas companhias é obrigatório abrir as persianas das janelas em pousos e decolagens? Para que as pessoas aumentem o campo visual da área externa. Assim, todos podem saber quais saídas da aeronave estão desimpedidas.

E por que as luzes internas se apagam quando o avião pousa durante a noite? Para que todos se acostumem com a luz ambiente. Se a cabine estiver muito clara, levará mais tempo até que os olhos se adaptem à baixa luminosidade do ambiente.

Fonte: Superinteressante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco + nove =

 

Parceiros

Revista Travel 3