twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

03/12/2019

Os benefícios do check-in pela internet (on-line)

Por Luciana Atheniense

O avanço tecnológico facilitou ao consumidor adquirir, por conta própria, passagens aéreas pelo site ou aplicativo da própria empresa.

Além dessa comodidade, disponibilizou ao passageiro obter o cartão de embarque mediante o check-in on-line também denominado check-in pela internet.  Essa facilidade não veda ao passageiro a possibilidade de obter o cartão de embarque no aeroporto utilizando totens de autoatendimento ou de ir ao balcão da companhia aérea munido deum documento de identificação válido.

Para realizar o check-in on-line, o consumidor deve se identificar digitando o número do bilhete eletrônico, o número da reserva ou o número do seu documento ou cartão de passageiro frequente.

check-in on-line gera o cartão de embarque, que você terá de apresentar juntamente com o seu documento de identificação, no portão de embarque. Leve-o impresso ou salve as versões disponibilizadas pelas companhias com o código de barras ou o QR CODE no seu dispositivo móvel, ficando atento com questões de danos nas telas, luminosidade ou pouca bateria, no intuito de evitar problemas com a leitura sistêmica.

Caso tenha bagagem para despachar, o passageiro poderá fazer esse procedimento nos balcões da companhiaem uma fila específica, que costuma ser mais rápida do que as demais. Se não for despachar mala, você pode seguir direto para a área de embarque ao chegar ao aeroporto.

Confesso aos leitores que fui resistente em aderir ao check-in on-line, pois sentia mais segurança em continuar recorrendo ao balcão da empresa mediante o recebimento do bilhete de embarque impresso.

Entretanto, optei por aderir a essa tecnologia quando perdi um voo doméstico para Brasília. Apesar de ter saído da minha casa com antecedência, fui surpreendida com uma manifestação no centro da cidade, que dificultou todo o trânsito por longo tempo até conseguir pegar o trajeto para aeroporto.

Ao chegar ao aeroporto, mesmo ciente de que a aeronave ainda estava em solo, fui informada pela atendente do balcão que o sistema interno da empresa indicava que o embarque mediante acesso aos totens e ao atendimento do balcão já haviam se encerrado.

Naquela ocasião, fui comunicada ainda que, como estava sem mala para despachar, caso eu tivesse realizado o check-in on-line, com antecedência, já estaria munida do documento necessário para me apresentar imediatamente à área de embarque e não teria perdido tal voo, já que restavam alguns minutos para encerrar o horário de saída da aeronave estabelecido pela empresa.

Desde esse fato, eu me convenci de que aderir às facilidades da tecnologia traz mais benefícios do que eu imaginava. Quando viajo sem a necessidade de despachar mala, o processo se torna muito mais simples e rápido, reduzindo, assim, os riscos como perder um voo e ter despesas inesperadas com a remarcação ou aquisição de outro bilhete.

Atenção: Programe-se para chegar ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos nacionais e 3 horas para voos internacionais.

Check-in on-line:

LATAM:  https://www.latam.com/pt_br/administre-sua-reserva-e-inclua-servicos/check-in/faca-o-check-in/

AZUL: https://www.voeazul.com.br/para-sua-viagem/check-in-mobile

GOL:https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/como-fazer-seu-check-in

Caso você tenha algum problema na hora de fazer o check-in pelo site ou aplicativo da companhia, entre em contato com a empresa pelos canais de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × cinco =

 

Parceiros

Revista Travel 3