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Notícias

15/05/2018

Passageiro chega atrasado, perde o voo e o controle emocional

Por Luciana Atheniense

Semana passada (7/5), no aeroporto de Brasília (Presidente Juscelino Kubitschek), um passageiro ficou enfurecido por constatar que não teria tempo hábil para viajar ao destino contratado, em virtude de o embarque já ter encerrado.

Transtornado com essa negativa, pegou uma barra de ferro usada para marcação de filas e começou a bater contra o balcão de atendimento, arremessando-a depois contra as pessoas próximas. Os policiais somente conseguiram conter o passageiro após usar força física e spray de pimenta para desarmá-lo. Na delegacia, o suspeito foi autuado por dano a bem público, pagou fiança de R$ 1.000,00 (mil reais) e foi liberado.

Segundo informações emitidas pela Inframerica, administradora do aeroporto, não houve feridos no incidente e a ação não prejudicou os voos.

Não se pode admitir nenhum “direito” ao passageiro que chega ao aeroporto, após o horário determinado para embarque, de forma descontrolada e ameaçadora, tentando obter vaga à “força” na empresa aérea.

Solidarizo-me com aqueles que estavam trabalhando no balcão de atendimento, que apenas se limitaram a confirmar as informações prévias fornecidas pela empresa aérea sobre o horário limite de embarque e que poderiam ter sido feridos em virtude do comportamento insano do cliente.

Diante desse fato, vale lembrar algumas dicas para o passageiro que deseja chegar ao aeroporto com antecedência e tranquilidade:

– a confirmação do passageiro no voo com a emissão do cartão de embarque (check-in) pode ser feita no balcão da empresa, pela internet, por aplicativos de dispositivos móveis ou totens de auto atendimento nos aeroportos;

– caso o passageiro realize o check-in pela internet e precise despachar bagagem, deverá dirigir-se ao balcão da empresa aérea com antecedência em relação ao horário que consta no cartão de embarque;

– a chegada ao aeroporto deve se dar com antecedência mínima de uma hora e trinta minutos para voos nacionais e de três horas para voos internacionais. Caso tenha alguma dúvida sobre check-in, procedimento de embarque, deverá, com antecedência, entrar em contato com a empresa aérea contratada;

– nos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão) e Brasília, o check-in é encerrado 40 minutos antes do horário do voo. Nos demais aeroportos, o limite para o procedimento é de 30 minutos. Para evitar contratempos, evite chegar em cima da hora;

– caso o passageiro tenha apenas bagagem de mão (e ela esta esteja de acordo com as regras), pode dirigir-se diretamente ao portão de embarque com o seu cartão de embarque em mãos, no horário marcado;

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