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14/09/2015

Preço continua sendo fator decisivo em escolha de companhia aérea

TripAdvisor-630x350-630x348Estudo do TripAdvisor denominado Air Travel Survey revela a opinião de seus usuários sobre viagens de avião. Realizado com brasileiros, o levantamento revela que, no momento da compra, o preço (81%) e os vôos diretos (74%) são o fator decisivo na escolha da companhia, enquanto os atrasos e cancelamentos são a maior queixa para 83% dos respondentes.

Por outro lado, os serviços de sites de comparação de preços (77%), a facilidade de reservar online (72%) e as opções de vôos (67%) são aspectos que têm melhorado nos últimos anos segundo os participantes.
O estudo também aponta que, em comparação com o último ano, mais pessoas pretendiam viajar de avião em 2015. No total, 54% dos usuários dizem que farão entre uma e duas viagens internacionais este ano, 13% a mais do que em 2014. Com relação a viagens nacionais, 31% dos brasileiros pretendiam fazer de 3 a 4 viagens nacionais em 2015, e 29% afirmam que viajarão entre uma e duas vezes para destinos regionais, um número 3% maior do que no ano anterior.

– O interesse dos brasileiros em viajar de avião continua a crescer. Além disso, é possível notar que cada vez mais os viajantes estão usando smartphones e aplicativos na hora de pesquisar vôos e fazer check-in – diz Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil.

Com o preço sendo o principal fator de decisão de compra de passagens aéreas, 40% dos participantes afirmam pesquisar valores em até três sites. Ainda segundo a pesquisa, 88% consideram os sites de comparação de preços muito importantes.

Para vôos internacionais, cerca de metade dos brasileiros (42%), fazem as reservas com quatro meses ou mais de antecedência. Já para os vôos nacionais, esse tempo cai para um (24%) ou dois meses (18%).
De acordo com o levantamento, diversos quesitos apresentaram melhorias nos últimos cinco anos: sites de comparação de preços (77%); facilidade de reservar online (72%); opções de itinerários (67%); rotas para novos destinos (57%); e processo de check-in (49%).

A maioria dos participantes acreditam que os programas de fidelidade não evoluíram muito nos últimos cinco anos: melhoraram um pouco (29%); não houve mudanças (26%); ficaram um pouco pior (18%); ficaram muito pior (12%); e ficaram muito melhor (11%). Sobre as melhorias, 79% acham que aumentou a facilidade em resgatar os pontos.

O uso de smartphones tem crescido nos processos de viagens. Entre os principais serviços, estão a realização do check-in, seguida por pesquisas de vôos e verificação do status de vôos: check-in (59%); pesquisas de vôos (57%); verificação do status de vôos (45%); utilização do smartphone como cartão de embarque (34%); e reservas de vôos (26%).

Mais da metade dos participantes (51%) classificam o serviço de wi-fi a bordo ruim ou péssimo, enquanto 42% afirmam que o acesso à internet não é nem muito bom nem muito ruim. Apenas 6% dizem que o serviço é ótimo ou bom.

As companhias aéreas preferidas dos brasileiros são: TAM; Azul; Air France; Gol; Avianca; American Airlines; Emirates; KLM; Lufthansa e British Airways. A pesquisa foi realizada com 1.010 usuários brasileiros do TripAdvisor entre os dias 21 e 27 de abril de 2015.

Fonte: Monitor Mercantil

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