Sim, desde que tenha informado à própria empresa aérea, o mais breve possível, o fato, relatando o modelo do aparelho, o número do voo e assento em que estava. Você deve documentar seu relato em documento próprio fornecido pela empresa e guardar uma cópia. É aconselhável que comprove, posteriormente, á empresa, a nota fiscal de seu aparelho. Evite fazer o relato ou qualquer reclamação junto á empresa aérea somente por telefone ou pessoalmente.
A empresa aérea tem responsabilidade em devolver ou restituir o valor do aparelho que foi devidamente comprovado pelo passageiro.
O campista deverá comunicar o fato à administração do camping e solicitar providências. Se necessário, poderá procurar a delegacia de polícia mais próxima e registrar a ocorrência. A empresa de camping deve disponibilizar o livro de reclamação para o cliente formalizar sua reclamação, conforme disposto na Lei Geral do Turismo. (lei 11.771, art 34, III).
É imprescindível formalizar este acordo em um documento próprio.Faça um contrato, contendo tudo o que foi tratado verbalmente, discriminando data de saída, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem, etc. Caso o imóvel seja mobiliado, devem constar neste documento a descrição de seu estado de conservação e a relação de móveis e utensílios disponíveis. Ao final da locação efetue nova vistoria.
O check-in online é a opção que o passageiro tem para economizar tempo e evitar filas nos aeroportos. Este procedimento permite confirmar a presença no voo e escolher o assento desejado. Isto pode ser feito a partir de 24 horas antes do horário dos voos.
Seguem as orientações para realização de check-in online:
· Acesse o site da companhia aérea escolhida;
· Identifique-se: para isso, digite o número do cartão fidelidade, o número de bilhete eletrônico ou o número da reserva;
· Selecione o voo para o qual deseja fazer o check-in;
· Selecione o assento no mapa da cabine. Você pode confirmar o assento sugerido ou alterá-lo de acordo com a disponibilidade apresentada;
· Escolha a forma de recepção do cartão de embarque de acordo com as opções apresentadas pela companhia aérea;
· Dirija-se ao balcão da companhia aérea no aeroporto com o cartão de embarque para despachar a bagagem. Se não houver qualquer item a ser despachado, o passageiro pode seguir direto para o portão de embarque.
As informações, dadas em português – pessoalmente, ou em folhetos e outros impressos – devem abordar, de maneira clara e objetiva:
– o preço; as cotações da moeda utilizada; o índice de variação e o custo total, para evitar que o aluno seja surpreendido por inesperados acréscimos e taxas após sua chegada à escola no exterior;
– as opções de pagamento do custo total, as possibilidades e os efeitos de uma eventual desistência;
– as características sócio-econômicas e culturais dos locais de realização dos cursos;
– a tradução e a explicação dos documentos que estiverem em idioma diferente do português;
– a indicação de seus representantes e parceiros no exterior.
– organizações executoras idôneas, que ofereçam aos clientes as informações mais completas possíveis;
– o tipo de programa previsto e, conforme o caso, o tipo de hospedagem, de alojamento e as atividades programadas;
– as documentações necessárias para a viagem, inclusive as relações das vacinas exigidas, visto, passaporte e etc.